quarta-feira, maio 24, 2006

"A Culpa é dos Fantasmas!"


Dona Propina não compreende os protestos dos estudantes. Mostra-se contra os alunos-fantasma, quer que os calões paguem a crise e anuncia reforma daqui a dois anos.

DF - Bom dia. Que comentários faz ao protesto dos estudantes?
Dona Propina
– Em meu entender não se justificam.


DF - Mas os estudantes queixam-se de que muitos vão deixar de poder pagar as propinas, que passaremos a ter um ensino superior elitista a que só os ricos terão acesso.
Dona Propina
- Só os ricos? Sabe quanto dinheiro é que os nossos estudantes pobres gastam por mês em telemóvel, cigarros e copos?


DF – Sinceramente não sei.
Dona Propina
- Eu também não. Mas tenho a certeza que ultrapassa largamente o valor mensal das propinas. Muitos dos nossos estudantes, bem feitas as contas, não sabem verdadeiramente o que significa ser pobre.


DF - Mas os estudantes protestam de norte a sul...
Dona Propina
- Uma prova cabal de que as propinas são baratas é o elevado número de alunos-fantasma, estudantes que pagam as propinas mas que nunca põem os pés na universidade, nunca vão às aulas e nunca aparecem aos exames. Nós temos cerca de 50% desses fantasmas. Deitam o dinheiro das propinas para o lixo. Isso é uma prova evidente de que as propinas são baratas.


DF - Não admite que haja estudantes com dificuldades para pagar?
Dona Propina
– É capaz de haver alguns. Mas repare que as propinas representam aproximadamente 10 a 15% das despesas mensais de um estudante. Por outras palavras: não é o facto de as propinas passarem para 50 euros por mês que vai fazer com que só os ricos possam estudar. Infelizmente, aqueles que são realmente pobres têm poucas hipóteses de estudar, com ou sem propinas.


DF - O aumento pecou por escasso, é isso?
Dona Propina
- O valor das propinas após o aumento continua a ser simbólico, dá para as despesas correntes da universidade. Quase nada desse dinheiro é usado para melhorar substancialmente o ensino universitário. A questão essencial é decidir se o ensino superior deve ser um direito universal, assegurado na íntegra pelo Estado. Na minha opinião, nem todos deveriam ter acesso gratuito ao ensino superior. O Estado só deveria subsidiar o ensino superior àqueles que merecem.


DF - E quem é que merece?
Dona Propina
- São aqueles que estudam. Os que andam na vadiagem vão embora, ou então pagam o preço real do ensino superior.


DF - E como é que isso poderia ser feito?
Dona Propina
- Por exemplo: os estudantes com média superior a 16 não só não pagariam as propinas, como receberiam um subsídio mensal do Estado de 500 euros; com média entre 14 e 16 ficariam isentos de propinas, recebendo um subsídio mensal de 250 euros; e por aí adiante. Os que chumbam sistematicamente teriam de pagar os custos reais do ensino superior público. Seria uma espécie de medida à Robin dos Bosques. A diferença é que em vez de tirar aos ricos para dar aos pobres, tiramos aos calões para dar aos que estudam.


DF - Não receia que as universidades fiquem com muito poucos alunos?
Dona Propina
- Infelizmente sim.


DF - E havendo poucos alunos, ficava com professores a mais, certo?
Dona Propina
- Infelizmente sim.


DF - E se calhar a senhora ficava sem emprego.
Dona Propina
– De maneira nenhuma. Eu estou no ensino superior em comissão de serviço, pertenço aos quadros do Ministério das Finanças. E digo-lhe mais, já começo a ficar farta disto. Mais dois anitos peço a reforma, quem vier depois de mim que feche a porta ou então consiga verbas para aguentar o funcionamento do sistema. E
agora vá mas é estudar…

Ana Brites

1 comentário:

DrSerranito disse...

calimero-O estado manda, a gente pobre obedece.

o estado quis que apenas alguns mandassem. o estado propos mais anos de estudo.

o estado agora vê que somos burros.
e nao se admirem porque somos.
os nossos avós com as nossas oportunidades, seriam mais que o somos.
o estado quer que todos sejamos doutores. quer mais canudos para todos. quer mostrar à europa e ao mundo que somos inteligentes.
como? vamos reduzir os anos de estudo..de qualquer modo eles também nao aprendem nada..nem sequer vao utilizar o que aprenderam..

Tubias-sim, calimero. agora o meu curso de 4 anos-licenciatura- que ainda é novo, vai passar a 3. o mestrado vai ser o minimo. vamos estudar menos e pagar mais. o estado vai agradecer

Calimero- mas com diplomas reconhecidos vamos ser mais facilmente aceites lá fora.

Tubias-pois vamos, nós e todos os outros.. o canudo será tão banal, que ter ou nao ter será igual. o novo minimo será o doutoramento.

Oh portugal,tu tens politicos da treta. uma treta de governo. uma treta de ensino e miserias de novas politicas universitárias..

Portugal...porque nao ves tu o espaço que ocupam esses estudantes que nada estudam e passam a vida por ai? porque nao aumentar a propina por anos de chumbo? porque nao mudar esses fantoches que se auto proclamam donos e senhores do ensino?
chamem de volta a Ferreira Leite!!
eu perdoo!!

Calimero - ganha juizo. A gente tem é de ir à luta. Somos Portugueses, descobrimos o mundo!! Somos fortes!
Lutámos em 3 frentes em África, e somos poucos. Ganhámos grandes batalhas!!

Tubias-Isso!!vamos mostrar que somos melhores que os outros. vamos fazer uma revolução!!

Calimero-isso iso!!
Mudem o governo! Novas politicas educativas!!

GOVERNO- NAO.

Calimero,Tobias- ok ok... somos uns coitaditos. k porcaria de vida.. os portuguesitos..