quinta-feira, junho 15, 2006

É nooooooossa!

Portugal venceu ontem à noite o Brasil por três bolas a uma na final do Mundial 2006 conquistando o título de campeão mundial. O jogo foi bastante equilibrado, como seria de esperar, mas a força e determinação dos jogadores portugueses acabou por ser fundamental para chegar à vitória.

Os protagonistas

A Selecção Portuguesa alinhou com Ricardo na baliza, defesa composta por Paulo Ferreira e Caneira nas laterais, Ricardo Carvalho e Fernando Meira no eixo central. No meio campo alinharam Petit e Maniche (mais recuados), Deco mais no miolo com Luís Figo e Cristiano Ronaldo nas laterais ofensivas, dando o seu apoio ao ponta-de-lança Pauleta.
O Brasil alinhou com o seguinto onze: Dida, Cafu, Juan, Lucio e Roberto Carlos; Emerson, Zé Roberto, Kaká e Ronaldinho Gaúcho; Ronaldo e Adriano.

HISTÓRIA DO JOGO

O conjunto português não entrou da melhor maneira. A equipa estava muito nervosa e foi com alguma naturalidade que o Brasil chegou ao 1-0, quando estavam decorridos apenas 15 minutos de jogo. Ronaldinho foge mais uma vez pela esquerda, faz uma tabela com Emerson e isola-se frente a Ricardo, que não teve qualquer hipótese de parar o potente e colocado remate
do número 10 brasileiro.

A equipa portuguesa reagiu bem ao golo. De facto, foi o melhor que podia ter acontecido.
Uma excelente combinação entre Deco e Figo culminou num remate deste com Dida a responder através de uma excelente defesa. Dois minutos depois, um livre directo cobrado por Cristiano Ronaldo passou a centímetros do poste da baliza de Dida. Era o melhor período da Selecção Portuguesa.


A segunda parte começou praticamente com o golo do empate. Livre descaído na direita e Fernando Meira a desviar subtilmente a bola ao primeiro poste, batendo Dida pela primeira vez. O Brasil reagiu de imediato com um remate à entrada da área por parte de Adriano que fez a bola bater com estrondo no poste da baliza de Ricardo.

A partir daí o jogo manteve-se repartido, com algum ascendente por parte da equipa canarinha. Ronaldinho e Ricardo mantiveram um duelo onde o guardião português levou sempre a melhor sobre o talentoso avançado brasileiro. A 10 minutos do fim Cristiano Ronaldo teve um lance de génio. Ultrapassando Emerson com uma brilhante finta e batendo Cafu em velocidade desferiu um remate cruzado que só parou no fundo da baliza de Dida. E estava feita a reviravolta no marcador!

O Brasil apostou tudo no ataque. Pouco tempo depois quase empatava, após jogada confusa na área de Portugal, com Lucio a rematar e Ricardo a fazer uma defesa por instinto.

Já em cima do minuto 90 surgiu um canto a favor de Portugal. Ricardo saltou mais alto e agarrou a bola, lançando de imediato Simão Sabrosa (acabado de entrar). Completamente isolado perante o guarda-redes brasileiro, Simão não teve qualquer dificuldade em o contornar, empurrando a bola para o fundo das redes mais uma vez. E a história estava feita, Portugal é campeão mundial!
Quanto a Scolari, o Felipão festejou o seu segundo título mundial. Há quatro anos, pelo Brasil. Desta feita contra o Brasil. Portugal está em festa, o governo já decretou feriado nacional para amanhã. Scolari regressa a Portugal feliz, mas com o coração dividido.
Pedro Santos

Sem comentários: