sexta-feira, fevereiro 16, 2007

D. Afonso Henriques – "Referendo?"

Sejam bem-vindos ao “Grande Jornal”. Este é um espaço que dá voz a quem já não a tem mas transmite as ideias que persistirão para sempre. Desta forma, e tendo em conta a escolha dos “10 Grandes Portugueses”, surgiu a ideia de criar esta rubrica. Os intervenientes irão apresentar este jornal, analisando os acontecimentos mais importantes de cada semana. Para começar, nada melhor que alguém proveniente do “Início”. Colocámos a nossa armadura, apertámos o capacete, pegámos no escudo e desembainhámos a espada para ir ao encontro de D. Afonso Henriques.

“Abaixo os Mouros e os Galegos!!” Desculpem, não sabia que estava “no ar”. Este é o primeiro programa do “Grande Jornal” e o meu nome é Afonso I, mas sou mais conhecido por D. Afonso Henriques. Como é óbvio, não poderia deixar de ser eu a começar, aliás, se não fosse eu ninguém estava aqui. Como já devem ter reparado pelo meu sotaque sou de Guimarães. O quê? Não notaram? Ah, pois, isto é escrito… Pensava que era por videoconferência, como no meu tempo. Continuando… Vamos às notícias mais importantes desta semana:

Nacional:
O Referendo sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez é já neste domingo. Esperem lá, referendo? As pessoas podem votar? Pensava que quem estava no poder é que mandava. Ah, agora é diferente, estou a perceber… Mas já que assim é, votem! Sim ou não, é opção vossa. Sou eu quem o diz! O rei! E não me desobedeçam, senão…

Internacional:
O Primeiro-Ministro José Sócrates deslocou-se à China com vista a estabelecer novas relações comerciais e a reforçar as já existentes. Mas, ao contrário do que se previa, por cá as pessoas é que ficaram de olhos em bico. “Em Portugal, os salários são dos mais baixos da União Europeia”. Foram estas palavras de Manuel Pinho que fizeram com que os portugueses se sentissem puros orientais.

Desporto:
Esta última jornada não foi muito favorável para os meus lados! O meu clube empatou com o Varzim. Mas estão-me aqui a dizer que o fim-de-semana até foi bueno. Bueno?!?!?! Tive eu tanto trabalho para derrotar a minha mãe, Teresa de Leão, e falam-me em castelhano?! O quê? Ah, o Bueno do Sporting… Pois, isto está cada vez pior. No meu tempo, lutei pelo orgulho Nacional contra os Buenos de Castela e mais tarde contra os Mouros, muitos de Alvalade. E agora acontece o contrário.

Quanto ao Benfica, não foi além de um empate. O treinador do Benfica, se quer conquistar o título, não pode apenas pedir ajuda a todos os santos. O meu conselho é fazer o mesmo que eu: em vez de se preocupar com a bola, preocupar-se com a bula do Papa. Já o Jaime Pacheco, para além de sorte, tem visto muitos vídeos das minhas batalhas.

O Porto, por seu lado, não tem estatuto para combater os mouros. Estavam à espera da “estrelinha de campeão”, mas afinal saiu-lhes outra estrela. Há muito tempo que ouço falar que o Porto é uma nação, mas estão muito enganados. Eu é que construí esta Nação que vai de Norte a Sul, passando pela Amadora, pois claro.

2 comentários:

Anónimo disse...

enfim...
uma pessoa k fez tanto por nós merece isto?

André Pereira disse...

De facto devo ter exagerado nos elogios...